quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

São João Decor 2011(minha mamãe trabalha láh S2)

Casa Vitória

Cristiano Osório de Oliveira Filho – conhecido como Bilú, filho de Cristiano Osório de Oliveira conheceu Dª Maria da Costa – "Dona Rosinha" por quem se apaixonou.
Sr. Bilú foi um cidadão relevante para o desenvolvimento de São João da Boa Vista. Era um grande incentivador das ações em prol do esporte e da cultura. Foi fundador da Sociedade Esportiva Sanjoanense – local na qual Dª Rosinha era responsável pelo cultivo das rosas do jardim do clube.
Na época, a "Esportiva" tinha uma estrutura ainda pequena, comparada à atual, e trazia o Sr. Bilú como responsável pelas contratações dos atletas, incluindo jogadores e professores renomados, além dos bailes que eram animados por orquestras muito famosas. Dª Rosinha tinha uma participação muito importante nestes acontecimentos.
A Casa
Em 1946 deu-se início ao projeto da casa que seria construída numa chácara com 1800 metros. A construção incluía:
- No andar térreo, constava: hall de entrada, capela, três salas, cozinha, lavabo, um dormitório e um banheiro.
- No andar superior havia três dormitórios, um banheiro e duas sacadas.
A casa tinha como decoração três vitrais ilustrados com rosas vermelhas, sendo dois posicionados no banheiro e um deles localizado junto à capela.
Com o falecimento do Sr. Bilú a casa foi doada para o casal Sr. Roberto Natalino e Sra. Judite Zanetti Roberto, com a condição de usufruto até que a filha completasse 18 anos.
Após este acontecimento a casa foi alugada para acomodar um restaurante, pois está posicionada em uma área central da cidade, mas o empreendimento não teve êxito e o imóvel foi então adquirido pelo Sr. Orpheu José da Costa que de imediato anexou ao terreno a casa contigua que era de propriedade do Sr. Pistelli agregando mais 1000m2 ao patrimônio.
Em 1997 a casa foi então adquirida pela Sra. Vera Lucia Ferraz Barbosa, que nasceu em São João da Boa Vista, fez sua carreira de advogada em São Paulo e mais tarde voltou a residir em sua cidade de origem.
O maior objetivo de Dª Vera foi desde o início investir na manutenção e recuperação do patrimônio histórico da casa.
A Restauração
Tal objetivo foi possível graças ao empenho dos arquitetos Fernando Moraes e Sandra Nernardi, que adaptaram o projeto da parte antiga da casa. Foi criada uma sala de banho, uma suíte master e modificações na fachada – as escadarias ganharam um novo formato com o objetivo a preservar uma árvore (espécie nativa da mata atlântica) existente no terreno.
A fachada teve ainda uma mudança nas grades e as pedras de granito bruto foram alocadas para a rampa de acesso e para a gruta.
A alvenaria da residência ficou sob a responsabilidade do mestre de obras Francisco Belchior. Outros reparos na decoração, bem como na estrutura foram executadas por profissionais sanjoanenses.
A restauração do madeiramento da casa foi executada pelo marceneiro Pedro dos Anjos – profissional de Belo Horizonte. Já a restauração da pintura italiana foi executada pelos engenheiros Hellier e Máercio Mazzi. Maércio havia acabado de chegar da Itália, onde se especializou em pintura sacra.
A capela da casa foi pintada e decorada em homenagem à Da. Rosinha. As alfaias do altar são originais usadas pela própria Da. Rosinha. São destaques do local as imagens sacras e os outros itens de decoração, como um lustre original tipo overlay-tcheco.
No altar da capela aproveitou-se material da antiga capela da Santa Casa de Misericórdia, que foi enriquecido com painéis de granito azul - bahia da Marmoraria São João.
O mobiliário e outros itens de decoração foram comprados do casal Sr. Roberto Natalino e Sra. Judite. Além do valor material, cada um dos móveis agrega o valor histórico por terem pertencido à Da. Rosinha.
Parte dos requintes descritos abaixo faz do local um ambiente extremamente sofisticado:
- Os sofás foram restaurados por Sidney Fischer e Kátia Magri, especialistas em restaurações de São Paulo;
- O piso da sala de visita e da sala de jantar é feitos de marfim e jacarandá da Bahia;
- Os lustres são da Tchekolosvachia e o móvel estilo Luis XV foi executado no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo;
- Entre os lustres ainda temos um modelo de porcelana italiana Capodimonte, com pingente em flores coloridas;
- Os banheiros por sua vez foram decorados com Mármore de Carrara, Granito Verde Escuro e Mármore de Carrara com Rosso Verona. No terraço há ainda Granito do Ceará.
O local ainda possui uma gruta em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes. O espaço foi restaurado pelo Sr. Antonio em 1999.
Após a restauração a casa ainda passou por reformulações. A garagem externa transformou-se numa grande sala, com cozinha e espaço para depósito. A proprietária teve a preocupação de utilizar materiais que se remetem aos recursos utilizados na época.
A incorporação da parte construída foi anexada à casa, agregando ao imóvel um novo hall, com garagem, salão de festas e uma suíte. Todos estes investimentos iniciaram-se em 1992 e foram finalizados 10 anos depois – em 2002.
A Casa Vitória como é conhecida, reúne toda a sofisticação de uma casa histórica que foi idealizada e revitalizada para deixar as futuras gerações um importante capítulo da história de São João da Boa Vista.
A São João Decor 2011 nesta residência irá evidenciar ainda mais os requintes de cada ambiente, tornando assim uma experiência inesquecível aos visitantes, pois será uma grande oportunidade de confrontar o passado, o presente e as tendências do futuro em termos de moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bom...todos vcs

bom...todos vcs
devem estar se perguntando quem é essa moça bonita?pois eu digo quem é! pois ela é stefany,mais conhecida como lady gaga!

ai ai...

ai ai...
PoP StAr